Pular para o conteúdo principal

Importância e Influência da Forma

A IMPORTÂNCIA DA FORMA

A Escola de Forma é muito importante para o Feng Shui. Como vimos anteriormente, formas harmoniosas e bonitas representam Sheng Qi enquanto formas agressivas e feias representam Sha Qi. O que importa nos estudos do Feng Shui é a compreensão do Qi. Saber como cultivar o Sheng Qi nos ambientes através da forma faz parte dos estudos da Escola da Forma e a compreensão do princípio dos Animais Sagrados é muito importante.
Formas Construídas
1. Formas quadradas ou retangulares transmitem estabilidade aos ocupantes. As composições com formas redondas ou curvas são favoráveis. Se um terreno é triangular, é melhor que a casa ocupe a parte mais larga, deixando a parte que se estreita para horta, jardins etc.
2. Formas irregulares e/ou em níveis diferentes devem ser evitadas, principalmente para residências.
3. Formas que apresentem ângulos com menos de 90º devem ser evitadas,
4. A forma de “T” pode ser favorável, se houver equilíbrio entre os dois corpos,
5. A forma em “L “ pode ser valorizada com um projeto de jardim que a compense e equilibre.
6. A forma em “H” não é favorável,
7. Formas triangulares não são recomendadas. Deve-se evitar cantos que são espaços geradores de energia Sha,
8. Acréscimos e perdas devem ser considerados, caso a caso. A área que exceder 1/2 da dimensão total do lado em que estiver situado pode ser considerado acréscimo ou perda.
“Eu comecei a estudar a natureza dos materiais, aprendendo como avaliá-los. Eu
aprendi a ver tijolo como tijolo, madeira como madeira e a ver o concreto, o vidro ou o
metal… Agora eu entendo que não poderia haver arquitetura orgânica onde a natureza
dos materiais fosse ignorada ou mal compreendida.”
Frank Lloyd Wright
A influência das formas
Formas quadradas são favoráveis
Lotes quadrados indicam estabilidade e equilíbrio. O Qi flui livremente, sem obstáculos. A posição ideal para a casa é no centro do lote pois dessa forma, o Qi pode acessar todas as portas e janelas e todos os espaços receberão luz.
Formas retangulares são favoráveis
Nesse exemplo a construção fica posicionada na parte frontal do terreno. O Qi flui dentro da casa e se acumula aos fundos. A saúde e a riqueza bem guardadas. É como um negócio que em um bom suporte financeiro por traz.
Formas retangulares são favoráveis
Nesse caso, há uma área frontal livre e a construção fica aos fundos do imóvel. Se a parte dos fundos do terreno é nitidamente menor que a da frente, haverá uma chance muito grande dos ocupantes terem dificuldades de reter o dinheiro.
Forma trapezoidal
O Sheng Qi inspira boa saúde mas ganhos financeiros não são estimulados. Como uma garrafa que limita a entrada do líquido. A entrada estreita dificulta o acúmulo na parte dos fundos. Essa forma não é considerada favorável.
Forma trapezoidal invertida
Nesse caso o Qi não terá dificuldades de entrar mas sim se ser armazenado.O espaço não oferece condições de armazenamento suficientes para todo o Qi que pode ser coletado.

Forma triangular
Esta é a mais desfavorável de todas as formas. Lotes com angulações desorientam seus ocupantes.
Existem outras formas de terrenos não consideradas aqui. O importante é saber que devemos sempre procurar reservar medidas equilibradas em nossos terrenos. Separamos áreas para jardins, passeios, hortas etc. buscando sempre o equilíbrio entre as áreas.
A Forma da casa
Triangular
Essa forma acumula Sha Qi e gera desconforto e desorientação aos seus ocupantes.
Circular
Muito favoráveis para esportes. Essa forma estimula o Qi a circular. Imagine um tornado. Pessoas que permanecem por muito tempo em espaços circulares ou dormem em quartos circulares podem ter dificuldade de concentração e de alcance em uma verdadeira profundidade no sono.
Quadrada
Essa é a nossa maior aliada. O Qi flui livremente. Toda a estrutura é equilibrada e simples produzindo um padrão estável de energia.
Ondulada
Casas assim têm diferentes alturas de telhados que sobem e descem como um navio no mar transmite sensação de instabilidade.
Retangular
Representando a energia da madeira em expansão. Viver nesse tipo de casa é considerado favorável. Assim como na forma quadrada, o Qi não terá dificuldade de movimento. Prédios são bons exemplos.
Fluindo nos rios ou trafegando nas ruas
Em Feng Shui o curso dos rios e das ruas são avaliados da mesma maneira. Uma corrente de águas tórridas pode ser comparada a um tráfego intenso. Dependendo de suas formas, rios e ruas podem trazer o valioso Sheng Qi, inspirando a riqueza e a prosperidade como o perverso Sha Qi que estimula perdas e doenças. Consideramos aqui alguns exemplos, mas o importante é que entremos em sintonia com a forma para sentirmos o tipo de influência que ela exerce.
O fluxo do Qi nas ruas
1. Uma rua reta:
Essa forma pode ser negativa somente em caso de tráfego muito intenso, submetendo os moradores a excesso de poluição sonora e atmosférica, trazendo doenças e estresse. Se, de outra forma, a rua apresenta um tráfego lento, tranquilo e mantém-se arborizada, torna-se favorável. A casa do meio naturalmente terá mais conforto pois estará protegida pelo Dragão à esquerda e pelo Tigre à direita.
2. Uma rua sem saída:
Nesse caso ficamos atentos à casa no final da rua pois recebe o Sha Qi de forma impactante. Morar ou trabalhar em um imóvel localizado nessa condição é desfavorável pois favorece a sensação de opressão em seus ocupantes.
3. Forma de T
Nesse caso também temos uma “flecha envenenada” de Sha Qi . A casa nessa situação recebe o Qi em velocidade e sob pressão. É favorável construir uma cerca ou árvores e plantas de proteção.
4. Um lote de esquina.
Essa situação não é favorável porque o Qi inspira dispersão. Haverá sempre a falta do Dragão ou do Tigre.
5. Uma junção em “Y”
De forma similar à da rua sem saída e à situação do “T”, essa casa é submetida a uma pressão de Sha Qi. Dependendo da direção do fluxo do trânsito, a forma facilita acidentes.
6. Forma de saco
Essa forma é muito favorável pois o Sheng Qi é estimulado a fluir lentamente liberando sua energia benéfica.
7. Forma de “U”
O Sha Qi estimula uma sensação de sufocamento e aprisionamento. O Qi não circula e não se revitaliza.

8. Uma curva fechada
Dirigir em uma curva como essa é perigoso e exige uma atenção muito especial. Por outro lado os faróis dos carros no contra-fluxo causam estresse permanente. Morar junto a uma curva como essa não é favorável.

9. Um caminho sinuoso
Nesse caso estamos protegidos de riscos de acidentes, luzes agressivas e “flecha envenenada” de Sha Qi. Uma casa com essa localização é considerada próspera, trazendo boa fortuna , saúde e promoção.
Túmulos
Encontrar um locar auspicioso para enterrar os pais sempre foi uma atribuição honrosa para os chineses. O cultivo da memória dos ancestrais nunca perdeu sua força e permanece até os dias de hoje como fonte importante de energia e equilíbrio interior.
Jiang Da Hong, praticante respeitado de Feng Shui que viveu n final da Dinastia Qing priorizava muito as casas pois valorizava aonde se come, se trabalha e se dorme. Se uma casa tem Sheng Qi seus habitantes também o terão e seus descendentes serão saudáveis e sábios. Pessoas fortes e saudáveis certamente podem alcançar grandes realizações.
Casas
O estudo do Feng Shui das casas implica em análises minuciosas do terreno, da circunvizinhança e de cálculos e estudos das formas e do movimento das energias do local. Deve haver uma relação “nutritiva”entre a casa e o local em que ela é construída.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Estudo do Feng Shui

ESCOLA DAS 8 CASAS – BA-ZHAI A técnica de Feng Shui que aplicamos no Brasil é exatamente a mesma que se aplica na China. Não há de se falar em adaptação, ou mesmo modificação da técnica. Em qualquer parte do planeta, aplicaremos o Feng Shui da mesma forma, salvo o Pólo Sul e o Pólo Norte; neste todas as direções são para o sul, enquanto naquele todas as direções são para o norte. Cada um dos 5 Elementos indica uma expressão de comportamento, uma forma de energia e será o mesmo para todo o planeta, como você pode ver a seguir: Metal – afiado, solitário Água – liberal, amplo, nutritivo Madeira – movimento ascendente, crescimento Fogo – radiante, ascendente Terra – estável, concentrado O princípio Yin e Yang, opostos complementares, também permanece o mesmo em toda parte. Se considerássemos a modificação do Ba-Guá em função do clima em uma área específica, cada localidade teria seu Ba-Guá próprio. Dessa forma teríamos infinitos Ba-Guás. O Lo Shu é o verdadeiro mapa d...

O I Ching e o Ba-Guá

A formação do Ba-Guá Yin e Yang são conceitos complementares, e assim, juntos tornam-se uma entidade neutra. Matematicamente, temos uma equação: Linhas partidas e inteiras são usadas para representar Yin e Yang. Como já vimos, a conceituação de Yin e Yang estende-se a negativo e positivo, feminino e masculino, preto e branco, fraco e forte, flexível e rígido, estacionário e móvel, etc. A combinação de duas linhas ( yin e yang ) produz o que é chamado de Si Xiang. A combinação das três linhas produz o trigrama. Cada linha é chamada de um “yao”. A linha dividida é chamada de yin yao, enquanto a linha contínua é chamada de yang yao. Os 8 Trigramas formam todas as combinações possíveis entre linhas inteiras e partidas. Criativo/ Luz                            Receptivo/ Escuridão Movimento        ...

O Feng Shui no Brasil

A aplicação do feng shui depende do lugar onde nos encontramos na Terra, da geografia do lugar, perto de um rio, onde supostamente "a energia corre", está em movimento, ou perto de uma montanha, onde a energia se acumula. No caso de pessoas: onde nascem, onde vivem. O  Brasil  se encontra em sua maior parte no Hemisfério Sul da Terra, 93% do território brasileiro, sendo a cidade de  Cuiabá  o centro geodésico da América do Sul. E apenas 7% está no Hemisfério Norte. Segundo as modificações citadas no item anterior, entre outras, a aplicação da técnica varia dependendo do hemisfério da Terra. Aceitando que se deve trabalhar sobre o fundamento do Feng Shui, ou seja, as estações do ano, vem a seguir: Falando em coordenadas geográficas, leste e oeste se mantém, mas a  Linha do Equador  funciona como um espelho dividindo a Terra em dois hemisférios, norte e sul. No Hemisfério Norte o frio está no norte - o Ártico, e o calor no sul- a linha do Equador. Ao...