Pronúncia em chinês: Fon Chuê ou Fon Chóe
Feng Shui significa, literalmente, vento e água. Trata-se de um conhecimento milenar chinês que trata da relação entre o Céu e a Terra. Não se vinculando a religião ou crença, consiste em uma técnica que nos ajuda a planejar ambientes bonitos e saudáveis.
Na visão energética chinesa, tudo o que nos rodeia tem energia, também chamada de Qi ou Ch`i. O Feng Shui se preocupa em harmonizar esta energia nos espaços em que vivemos para que ela possa fluir livremente. Como o espaço em que vivemos pode influenciar nosso estado de espírito que determina a nossa sorte? Essa pergunta o Feng Shui se dedica a responder há três mil anos.
Existem casas que nos influenciam negativamente provocando mal estar e desconforto e outras que, ao contrário, nos relaxam, nos acolhem e nos trazem sorte. Para os chineses estas questões não são nenhum mistério. O Feng Shui, com fundamento nos mesmos princípios da Medicina Tradicional Chinesa, estuda os campos de energia nas construções.
Atualmente, este sistema tem conquistado seguidores em diversos países do Ocidente. O Feng Shui pode parecer superstição para alguns mas, no entanto, muito antes do descobrimento dos campos magnéticos da Terra os livros clássicos do Feng Shui já falavam de correntes de energia invisíveis chamadas de “Qi”. Através do Feng Shui, que significa “vento e água”, pode-se determinar a organização e decoração mais favoráveis a um espaço, de forma a garantir que a energia vital ou “Qi” seja ótima e relaxante para seus habitantes. Os fundamentos do Feng Shui são os conceitos do “Qi”, a energia vital; o Yin e Yang, os opostos complementares; os Cinco Elementos ou as cinco fases da energia; o I Ching, o livro principal de toda a sabedoria chinesa e o Ba Guá, o octógono com os oito trigramas onde se sintetizam e relacionam todos estes conceitos.
Comentários
Postar um comentário