Pular para o conteúdo principal

O que é Feng Shui? Conceitos Básicos

O que é Feng Shui?

Os antigos chineses eram muito cautelosos ao escolher um local para construção pois um bom local poderia trazer prosperidade e saúde e um local inadequado poderia trazer perdas e doenças. Deixavam a responsabilidade da escolha do local ao encargo de homens sábios. Inicialmente era chamado de “Kan Yu” – Kan significa “Caminho do Céu” ou “Fator Tempo” e Yu significa “Caminho da Terra” ou Referência Geográfica”. Kan Yu refere-se ao estudo de um local no tempo.
Feng Shui significa “Vento e Água”. Os antigos chineses valorizavam locais protegidos de ventos e águas violentas. Um local era considerado favorável quando o vento e a água traziam conforto e fertilidade.
Os chineses, assim como todos os povos orientais, consideram-se parte do Universo e por essa razão acreditam na importância de estar em harmonia com a Natureza.
O “Livro dos Ritos”antigo livro de Feng Shui escrito por Guo Pu (ano 300) valoriza a preservação da natureza e adverte as pessoas a não ferirem os Dragões (montanhas e rios) evitando desastres.
Os mestres de Feng Shui guardavam muitos segredos passando-os para discípulos apenas no final de suas vidas e assim, muito conhecimento se perdeu. Na Dinastia Tang haviam mais de 120 escolas de Feng Shui mas sem grande expressão. Somente na Dinastia Qing foi publicado o “Manual de feng Shui do Tempo e Espaço do Mestre Zhen”. O conteúdo desse livro será estudado no Curso Avançado dessa série.
O I Ching – O Livro das Mutações – considerado o livro mais importante sobre os processos de transformação da energia fundamenta o Feng Shui.
A história da origem do I Ching que data do 2o milênio a.C. considera que Fu Hsi, personagem mitológico chinês, percebeu o Lo Shu, ou seja, a ordem do Céu-Anterior, na carapaça de uma tartaruga que saía do Rio Amarelo.
Inicialmente somente imperadores, nobres e poucos privilegiados tinham acesso ao Feng Shui e toda a literatura sobre o assunto era proibida ao homem comum. Devido a essas limitações o Feng Shui permaneceu inacessível por muito tempo até popularizar-se e tornar-se uma rotina na vida dos povos asiáticos. O seu estudo e aprendizado exige persistência, humildade e devoção. O Feng Shui é uma técnica desvinculada de qualquer religião ou crença e nos auxilia na busca de uma profunda sintonia com o universo, sendo uma técnica de extraordinário suporte nos processos individuais de autoconhecimento e auto-superação.
Para compreendermos a orientação das cores indicadas nos estudos de Feng Shui é importante aprender sobre os princípios e Leis que fundamentam a técnica. O Ba-Guá (oito signos) aplicado nos estudos de Feng Shui se origina no I Ching (Livro das Mutações) que fundamenta a Medicina Tradicional Chinesa assim como toda a ciência chinesa. A Medicina Chinesa é a aplicação do I Ching e dos princípios e leis da natureza no corpo humano. O Feng Shui é a aplicação do I Ching e dos mesmos princípios e leis da natureza, nos ambientes internos e externos.
Yin e Yang
O princípio da polaridade Yin e Yang não deve ser confundido com a ideia de oposição ou conflito. De acordo com o pensamento tradicional chinês, Yang sem Yin seria tão difícil de entender quanto uma corrente elétrica sem um dos dois pólos. Polaridade é um princípio em que + e – , norte e sul, são diferentes aspectos de um mesmo sistema e o desaparecimento de um dos pólos significaria no desaparecimento de todo o sistema.
Os dois pólos de tudo o que existe, convencionalmente, são chamados de Yang (positivo) e Yin (negativo) e seus sinais são, respectivamente, – e — . As linhas inteiras e partidas indicam o lado ensolarado e lado de sombra de uma mesma montanha. Estas polaridades são associadas ao masculino e feminino, ao forte e fraco, ao luminoso e escuro, ao crescimento e declínio, ao céu e à terra e são facilmente percebidos em nosso cotidiano.
A arte de viver não seria segurar o pólo positivo e abandonar o negativo e sim, manter os dois em equilíbrio, porque não pode existir um sem o outro.
A chave do relacionamento entre Yin e Yang é chamada de “hsiang sheng”, mútuo crescimento e inseparabilidade.
Assim, o princípio Yin-Yang é o do tudo e do nada, do ligado e do desligado, do visível e do invisível, do cheio e do vazio, do ganho e da perda, da saúde e da doença, da vida e da morte, do início e do fim. A necessidade mútua entre os dois pólos os torna interdependentes.
Matéria e Energia
Para o pensamento chinês, matéria e energia são o mesmo.
“O Qi virtuoso preenche o Céu e a Terra. Abaixo na Terra, ele toma a forma de rios e montanhas. No alto do céu ele toma a forma de sóis e estrelas.”
Citação do livro “Ode ao Qi Virtuoso”
De Wen Tian Zhang, o último Primeiro Ministro da dinastia Sung
Qi “O sopro cósmico do Dragão”
O Qi é a energia vital que anima, inter-relaciona e impulsiona todo o mundo físico, através dos ciclos da vida.
Significados literal do “Qi”:
Energia – a realidade eletromagnética da natureza
Ar – elemento vital para a vida na Terra
Espírito – Impulso interno que ativa e regenera toda a vida natural
Sorte – Diretamente vinculada ao Sheng Qi e ao Sha Qi. Sua influência pode ser facilmente percebida.
As energias boas quando se materializam, transformam-se em rios sinuosos e lindas montanhas na Terra, Sol radiante e estrelas brilhantes no Céu. Da mesma forma, a energia nociva assume a forma de rochas feias e tristes, fluxos de águas agressivos, etc.
A boa aparência está relacionada com o Sheng Qi. A capacidade de absorver boas energias do Universo, concentrar e transmitir para todo o entorno. Da mesma maneira, formas que não apresentam boa aparência podem transmitir energias nocivas e perturbar os ambientes.
“À semelhança do que se verifica na Teoria Quântica dos Campos, o Campo ou Chi não é
apenas a essência subjacente a todos os objetos materiais, mas também transporta
interações mútuas…
Os Neoconfucionistas desenvolveram uma noção do Chi que apresenta a mais notável
semelhança com o conceito do Campo Quântico da Física Moderna”
Fritjof Capra em “O TAO da Física”
Capra chama a atenção para a semelhança na descrição entre o Chi e o Campo Quântico, como sendo cada um deles “uma forma tênue e não perceptível de matéria”.
Os físicos modernos e os antigos pensadores chineses se encontraram na noção de que cada um de nós existe no Qi e que o Qi está dentro de nós. O Campo Quântico, ondulado e vibracional segue, alternando-se nas polaridades Yin e Yang, formando coisas e dispersando – as. Uma construção harmônica é aquela que se apresenta em equilíbrio de Yang e Yin.
Alguns dos aspectos de Yang e Yin são:

Criativo – Receptivo
Céu – Terra
Sol – Lua
Quente – Frio
Fogo – Água
Alto – Baixo
Claro – Escuro
Reto – Curvo
Masculino – Feminino
Expansão – Contração
Vertical – Horizontal
Dia – Noite
Movimento – Quietude
Atividade – Repouso
Anterior – Posterior
Acima – Abaixo
Luminoso – Obscuro
Ascendente – Descendente
Firme – Movediço
Pai – Mãe
Filho – Filha
Doce – Amargo
Alegre – Triste
Etc.
O MOVIMENTO DA ENERGIA

Sheng Qi e Sha Qi
São conceitos muito importantes para o Feng Shui. A Energia vital Qi em seu fluxo natural e suave torna-se Sheng Qi e em velocidade ou estagnada torna-se nociva e é chamada de Sha Qi.
O Feng Shui nos ajuda a criar ajustes e correções para os desequilíbrios energéticos e o conhecimento do movimento da energia é fundamental. O nosso trabalho é entender o Sheng Qi, criar condições ambientais para recebê-lo, cultivá-lo e armazená-lo. A energia não pode ser contida e sim conduzida. A ordem e a limpeza são fatores essenciais para o Feng Shui. Excesso de coisas acumuladas nos transmite uma sensação de opressão. Nossa vida precisa fluir livremente como a energia em nossa casa, sem encontrar obstáculos.
De acordo com a visão chinesa as realizações humanas estão relacionadas ao Qi. Se entendemos a diferença entre Sheng Qi e Sha Qi e cultivamos o Sheng Qi nos nossos espaços vamos ter saúde e prosperidade. Se, ao contrário, desprezamos a interatividade entre todas as forças e permitimos o Sha Qi se acumule em nossos espaços vamos ter perdas e muitas perturbações.
Exemplos de Sheng Qi:
Quando um jardim está limpo e florido está cheio de Sheng Qi
Quando uma casa limpa e bem cuidada está cheia de Sheng Qi
Uma equipe de trabalho que opera com cooperação e fidelidade está cheia de Sheng Qi
Uma comida perfumada e saudável está cheia de Sheng Qi
Uma pintura que transmite paz e alegria está cheia de Sheng Qi
Formas, cores e texturas suaves e harmoniosas estão cheias de Sheng Qi
Pessoas saudáveis, alegres e ativas estão cheias de Sheng Qi
Quanto mais Sheng Qi pudermos acumular em um espaço mais seus habitantes sentirão sua benéfica influência.
“Tudo, aliás, é a ponta de um mistério, inclusive os fatos. Ou a ausência deles. Duvida?
Quando nada acontece há um milagre que não estamos vendo. “
(Guimarães Rosa)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Estudo do Feng Shui

ESCOLA DAS 8 CASAS – BA-ZHAI A técnica de Feng Shui que aplicamos no Brasil é exatamente a mesma que se aplica na China. Não há de se falar em adaptação, ou mesmo modificação da técnica. Em qualquer parte do planeta, aplicaremos o Feng Shui da mesma forma, salvo o Pólo Sul e o Pólo Norte; neste todas as direções são para o sul, enquanto naquele todas as direções são para o norte. Cada um dos 5 Elementos indica uma expressão de comportamento, uma forma de energia e será o mesmo para todo o planeta, como você pode ver a seguir: Metal – afiado, solitário Água – liberal, amplo, nutritivo Madeira – movimento ascendente, crescimento Fogo – radiante, ascendente Terra – estável, concentrado O princípio Yin e Yang, opostos complementares, também permanece o mesmo em toda parte. Se considerássemos a modificação do Ba-Guá em função do clima em uma área específica, cada localidade teria seu Ba-Guá próprio. Dessa forma teríamos infinitos Ba-Guás. O Lo Shu é o verdadeiro mapa d...

O I Ching e o Ba-Guá

A formação do Ba-Guá Yin e Yang são conceitos complementares, e assim, juntos tornam-se uma entidade neutra. Matematicamente, temos uma equação: Linhas partidas e inteiras são usadas para representar Yin e Yang. Como já vimos, a conceituação de Yin e Yang estende-se a negativo e positivo, feminino e masculino, preto e branco, fraco e forte, flexível e rígido, estacionário e móvel, etc. A combinação de duas linhas ( yin e yang ) produz o que é chamado de Si Xiang. A combinação das três linhas produz o trigrama. Cada linha é chamada de um “yao”. A linha dividida é chamada de yin yao, enquanto a linha contínua é chamada de yang yao. Os 8 Trigramas formam todas as combinações possíveis entre linhas inteiras e partidas. Criativo/ Luz                            Receptivo/ Escuridão Movimento        ...

O Feng Shui no Brasil

A aplicação do feng shui depende do lugar onde nos encontramos na Terra, da geografia do lugar, perto de um rio, onde supostamente "a energia corre", está em movimento, ou perto de uma montanha, onde a energia se acumula. No caso de pessoas: onde nascem, onde vivem. O  Brasil  se encontra em sua maior parte no Hemisfério Sul da Terra, 93% do território brasileiro, sendo a cidade de  Cuiabá  o centro geodésico da América do Sul. E apenas 7% está no Hemisfério Norte. Segundo as modificações citadas no item anterior, entre outras, a aplicação da técnica varia dependendo do hemisfério da Terra. Aceitando que se deve trabalhar sobre o fundamento do Feng Shui, ou seja, as estações do ano, vem a seguir: Falando em coordenadas geográficas, leste e oeste se mantém, mas a  Linha do Equador  funciona como um espelho dividindo a Terra em dois hemisférios, norte e sul. No Hemisfério Norte o frio está no norte - o Ártico, e o calor no sul- a linha do Equador. Ao...