O que é Feng Shui?
Os antigos chineses eram muito cautelosos ao escolher um local para construção pois um bom local poderia trazer prosperidade e saúde e um local inadequado poderia trazer perdas e doenças. Deixavam a responsabilidade da escolha do local ao encargo de homens sábios. Inicialmente era chamado de “Kan Yu” – Kan significa “Caminho do Céu” ou “Fator Tempo” e Yu significa “Caminho da Terra” ou Referência Geográfica”. Kan Yu refere-se ao estudo de um local no tempo.
Feng Shui significa “Vento e Água”. Os antigos chineses valorizavam locais protegidos de ventos e águas violentas. Um local era considerado favorável quando o vento e a água traziam conforto e fertilidade.
Os chineses, assim como todos os povos orientais, consideram-se parte do Universo e por essa razão acreditam na importância de estar em harmonia com a Natureza.
O “Livro dos Ritos”antigo livro de Feng Shui escrito por Guo Pu (ano 300) valoriza a preservação da natureza e adverte as pessoas a não ferirem os Dragões (montanhas e rios) evitando desastres.
Os mestres de Feng Shui guardavam muitos segredos passando-os para discípulos apenas no final de suas vidas e assim, muito conhecimento se perdeu. Na Dinastia Tang haviam mais de 120 escolas de Feng Shui mas sem grande expressão. Somente na Dinastia Qing foi publicado o “Manual de feng Shui do Tempo e Espaço do Mestre Zhen”. O conteúdo desse livro será estudado no Curso Avançado dessa série.
O I Ching – O Livro das Mutações – considerado o livro mais importante sobre os processos de transformação da energia fundamenta o Feng Shui.
A história da origem do I Ching que data do 2o milênio a.C. considera que Fu Hsi, personagem mitológico chinês, percebeu o Lo Shu, ou seja, a ordem do Céu-Anterior, na carapaça de uma tartaruga que saía do Rio Amarelo.
Inicialmente somente imperadores, nobres e poucos privilegiados tinham acesso ao Feng Shui e toda a literatura sobre o assunto era proibida ao homem comum. Devido a essas limitações o Feng Shui permaneceu inacessível por muito tempo até popularizar-se e tornar-se uma rotina na vida dos povos asiáticos. O seu estudo e aprendizado exige persistência, humildade e devoção. O Feng Shui é uma técnica desvinculada de qualquer religião ou crença e nos auxilia na busca de uma profunda sintonia com o universo, sendo uma técnica de extraordinário suporte nos processos individuais de autoconhecimento e auto-superação.
Para compreendermos a orientação das cores indicadas nos estudos de Feng Shui é importante aprender sobre os princípios e Leis que fundamentam a técnica. O Ba-Guá (oito signos) aplicado nos estudos de Feng Shui se origina no I Ching (Livro das Mutações) que fundamenta a Medicina Tradicional Chinesa assim como toda a ciência chinesa. A Medicina Chinesa é a aplicação do I Ching e dos princípios e leis da natureza no corpo humano. O Feng Shui é a aplicação do I Ching e dos mesmos princípios e leis da natureza, nos ambientes internos e externos.
Yin e Yang

O princípio da polaridade Yin e Yang não deve ser confundido com a ideia de oposição ou conflito. De acordo com o pensamento tradicional chinês, Yang sem Yin seria tão difícil de entender quanto uma corrente elétrica sem um dos dois pólos. Polaridade é um princípio em que + e – , norte e sul, são diferentes aspectos de um mesmo sistema e o desaparecimento de um dos pólos significaria no desaparecimento de todo o sistema.
Os dois pólos de tudo o que existe, convencionalmente, são chamados de Yang (positivo) e Yin (negativo) e seus sinais são, respectivamente, – e — . As linhas inteiras e partidas indicam o lado ensolarado e lado de sombra de uma mesma montanha. Estas polaridades são associadas ao masculino e feminino, ao forte e fraco, ao luminoso e escuro, ao crescimento e declínio, ao céu e à terra e são facilmente percebidos em nosso cotidiano.
A arte de viver não seria segurar o pólo positivo e abandonar o negativo e sim, manter os dois em equilíbrio, porque não pode existir um sem o outro.
A chave do relacionamento entre Yin e Yang é chamada de “hsiang sheng”, mútuo crescimento e inseparabilidade.
Assim, o princípio Yin-Yang é o do tudo e do nada, do ligado e do desligado, do visível e do invisível, do cheio e do vazio, do ganho e da perda, da saúde e da doença, da vida e da morte, do início e do fim. A necessidade mútua entre os dois pólos os torna interdependentes.
Matéria e Energia
Para o pensamento chinês, matéria e energia são o mesmo.
“O Qi virtuoso preenche o Céu e a Terra. Abaixo na Terra, ele toma a forma de rios e montanhas. No alto do céu ele toma a forma de sóis e estrelas.”
Citação do livro “Ode ao Qi Virtuoso”
De Wen Tian Zhang, o último Primeiro Ministro da dinastia Sung
De Wen Tian Zhang, o último Primeiro Ministro da dinastia Sung
Qi “O sopro cósmico do Dragão”
O Qi é a energia vital que anima, inter-relaciona e impulsiona todo o mundo físico, através dos ciclos da vida.
Significados literal do “Qi”:
Energia – a realidade eletromagnética da natureza
Ar – elemento vital para a vida na Terra
Espírito – Impulso interno que ativa e regenera toda a vida natural
Sorte – Diretamente vinculada ao Sheng Qi e ao Sha Qi. Sua influência pode ser facilmente percebida.
As energias boas quando se materializam, transformam-se em rios sinuosos e lindas montanhas na Terra, Sol radiante e estrelas brilhantes no Céu. Da mesma forma, a energia nociva assume a forma de rochas feias e tristes, fluxos de águas agressivos, etc.
A boa aparência está relacionada com o Sheng Qi. A capacidade de absorver boas energias do Universo, concentrar e transmitir para todo o entorno. Da mesma maneira, formas que não apresentam boa aparência podem transmitir energias nocivas e perturbar os ambientes.
“À semelhança do que se verifica na Teoria Quântica dos Campos, o Campo ou Chi não é
apenas a essência subjacente a todos os objetos materiais, mas também transporta
interações mútuas…
Os Neoconfucionistas desenvolveram uma noção do Chi que apresenta a mais notável
semelhança com o conceito do Campo Quântico da Física Moderna”
Fritjof Capra em “O TAO da Física”
apenas a essência subjacente a todos os objetos materiais, mas também transporta
interações mútuas…
Os Neoconfucionistas desenvolveram uma noção do Chi que apresenta a mais notável
semelhança com o conceito do Campo Quântico da Física Moderna”
Fritjof Capra em “O TAO da Física”
Capra chama a atenção para a semelhança na descrição entre o Chi e o Campo Quântico, como sendo cada um deles “uma forma tênue e não perceptível de matéria”.
Os físicos modernos e os antigos pensadores chineses se encontraram na noção de que cada um de nós existe no Qi e que o Qi está dentro de nós. O Campo Quântico, ondulado e vibracional segue, alternando-se nas polaridades Yin e Yang, formando coisas e dispersando – as. Uma construção harmônica é aquela que se apresenta em equilíbrio de Yang e Yin.
Alguns dos aspectos de Yang e Yin são:

Criativo – Receptivo
Céu – Terra
Sol – Lua
Quente – Frio
Fogo – Água
Alto – Baixo
Claro – Escuro
Reto – Curvo
Masculino – Feminino
Expansão – Contração
Vertical – Horizontal
Dia – Noite
Movimento – Quietude
Atividade – Repouso
Anterior – Posterior
Acima – Abaixo
Luminoso – Obscuro
Ascendente – Descendente
Firme – Movediço
Pai – Mãe
Filho – Filha
Doce – Amargo
Alegre – Triste
Etc.
O MOVIMENTO DA ENERGIA
Sheng Qi e Sha Qi
Sheng Qi e Sha Qi
São conceitos muito importantes para o Feng Shui. A Energia vital Qi em seu fluxo natural e suave torna-se Sheng Qi e em velocidade ou estagnada torna-se nociva e é chamada de Sha Qi.
O Feng Shui nos ajuda a criar ajustes e correções para os desequilíbrios energéticos e o conhecimento do movimento da energia é fundamental. O nosso trabalho é entender o Sheng Qi, criar condições ambientais para recebê-lo, cultivá-lo e armazená-lo. A energia não pode ser contida e sim conduzida. A ordem e a limpeza são fatores essenciais para o Feng Shui. Excesso de coisas acumuladas nos transmite uma sensação de opressão. Nossa vida precisa fluir livremente como a energia em nossa casa, sem encontrar obstáculos.
De acordo com a visão chinesa as realizações humanas estão relacionadas ao Qi. Se entendemos a diferença entre Sheng Qi e Sha Qi e cultivamos o Sheng Qi nos nossos espaços vamos ter saúde e prosperidade. Se, ao contrário, desprezamos a interatividade entre todas as forças e permitimos o Sha Qi se acumule em nossos espaços vamos ter perdas e muitas perturbações.
Exemplos de Sheng Qi:
Quando um jardim está limpo e florido está cheio de Sheng Qi
Quando uma casa limpa e bem cuidada está cheia de Sheng Qi
Uma equipe de trabalho que opera com cooperação e fidelidade está cheia de Sheng Qi
Uma comida perfumada e saudável está cheia de Sheng Qi
Uma pintura que transmite paz e alegria está cheia de Sheng Qi
Formas, cores e texturas suaves e harmoniosas estão cheias de Sheng Qi
Pessoas saudáveis, alegres e ativas estão cheias de Sheng Qi
Quando uma casa limpa e bem cuidada está cheia de Sheng Qi
Uma equipe de trabalho que opera com cooperação e fidelidade está cheia de Sheng Qi
Uma comida perfumada e saudável está cheia de Sheng Qi
Uma pintura que transmite paz e alegria está cheia de Sheng Qi
Formas, cores e texturas suaves e harmoniosas estão cheias de Sheng Qi
Pessoas saudáveis, alegres e ativas estão cheias de Sheng Qi
Quanto mais Sheng Qi pudermos acumular em um espaço mais seus habitantes sentirão sua benéfica influência.
“Tudo, aliás, é a ponta de um mistério, inclusive os fatos. Ou a ausência deles. Duvida?
Quando nada acontece há um milagre que não estamos vendo. “
(Guimarães Rosa)
Quando nada acontece há um milagre que não estamos vendo. “
(Guimarães Rosa)
Comentários
Postar um comentário